Postagens populares

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Sedentarismo


O sedentarismo está diretamente ligado a quantidade de calorias que um indivíduo consegue gastar semanalmente não importa em qual atividade. Pode ser com atividades físicas ou mesmo no trabalho. De acordo com os especialistas o sedentarismo já é considerado a doença do milênio, tendo em vista que o mesmo é consequência pura da comodidade que a vida moderna nos apresenta.
Chegar ao apartamento de elevador ao invés de usar as escadas, ir ao mercado na rua de trás de carro ou moto, pagar para levarem as compras etc. A tecnologia tem evoluído muito e as facilidades apresentadas por ela tem tornado a vida das pessoas bem sedentária. É a chamada lei do menor esforço.
Se você tem se utilizado muito das facilidades da tecnologia, é melhor tomar cuidado e passar observar seus gastos de caloria, pois, de acordo com a medicina moderna precisamos gastar 2.200 calorias por semana para não fazer parte do grupo dos sedentários. O grupo do perigo.

Consequências de se manter no sedentarismo

Quando você assume viver de forma sedentária seu corpo passa a funcionar de maneira diferente e seus sistemas funcionais entram em desuso. Quando praticamos atividades físicas nossos órgãos e nossos sistemas são exigidos e quando deixamos de usá-los ocorre uma regressão funcional que, no caso específico dos músculos, causa uma atrofia das fibras musculares com considerável perda de flexibilidade nas articulações e o comprometimento de alguns órgãos.

Doenças associadas ao sedentarismo

Várias pesquisas relacionadas ao sedentarismo já comprovaram que uma série de doenças estão diretamente ligadas ao tipo de vida que as pessoas levam. A hipertensão arterial, a obesidade, o diabetes, aumento de colesterol, ansiedade, infarto do miocárdio, todas essas doenças têm relação com uma vida sedentária. Estudos também indicam que indivíduos sedentários correm mais riscos de morrer após um quadro de mal súbito.

Como sair do sedentarismo

Sair do sedentarismo é mais fácil do que muita gente imagina. Ir à academia é muito interessante, mas se você não quer ou não tem tempo, saiba que pode deixar de ser sedentário apenas realizando tarefas em casa, fazendo caminhadas ou corridas etc. Deixar de usar o elevador na hora de subir já ajuda muito!

Se você gosta de esportes pode ser uma ótima saída. Futebol, vôlei, natação ajudam muito na perda de calorias. Algumas modalidades de dança também eliminam muitas calorias.

Não é novidade que uma vida sedentária traz malefícios à saúde, então é muito importante praticar qualquer tipo de atividade que promova perda de calorias. Não precisa se transformar em um exímio atleta, basta se mexer um pouco. Não deixe o sedentarismo colocar sua vida em risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário